quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Poesia lírica – 8º Ano

A poesia é dividida em três grandes gêneros:

- Épica – Nela se dá a narração de um passado heroico (real ou imaginário), seja de um povo ou de um único personagem: seus grandes feitos são contados, com a finalidade de empregar a esse povo/ personagem muito valor.

Como exemplo, podemos citar a Ilíada, que conta a história da Guerra de Tróia.


- Dramática – Aqui também existe a narração, mas a história se conta através da encenação teatral. Em algumas peças, o texto é todo feito em versos, como “Romeu e Julieta” e “Sonhos de uma Noite de Verão”, de Shakespeare.

É importante não confundir “drama” com sentimentalismo, visto que a palavra está aqui sendo empregada com o sentido de “representação”.

- Lírica – É a poesia que coloca o “eu” evidência. Nela se apresentam os sentimentos, vontades, opiniões e sensações da primeira pessoa.

Lembre-se de que a poesia lírica não contempla apenas poesias de amor, mas aquelas que demonstrem qualquer sentimento do “eu”.

Outro ponto importante é não confundir o autor do poema com o eu – lírico. O primeiro é aquele que escreveu o poema, já o segundo é a voz do próprio poema, que não precisa sequer ser do mesmo sexo que o autor. Ora, um autor pode muito bem escrever um poema como se fosse outra pessoa, portanto autor e eu – lírico são bem diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário