quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

2º Ano - Tipos de Comentário

Primeiramente, precisamos reformular nosso conceito acerca do que é um texto.
De um modo geral, tínhamos a noção de que ele apenas se refere à modalidade escrita, o que é um equívoco. Texto é, para nós, alunos do Ensino Médio, toda e qualquer troca de informação. Assim, sempre que algo é transimido com sucesso, temos um texto (em sua forma verbal escrita ou oral, através de figuras, símbolos etc).

No que se refere ao texto escrito, vemos três tipos básicos:

- A narração - Entendida como o encadeamento de fatos (reais imaginários). É, de forma simples, contar uma história.

- A descrição - É o retratamento de algo, alguém ou alguma situação, promovendo detalhes do objeto descrito.

- A dissertação - Trata-se da adoção e defesa de um ponto de vista acerca de um determinado assunto, visando o convencimento do leitor.

Em dissertação, o ponto de vista é defendido através dos chamados comentários, que são maneiras distintas de argumentar.

Comentário por tradução - A saída de jovens talentos para o exterior ocorre cada vez mais cedo em nosso futebol, ou seja, ou os clubes oferecem melhores condições aos atletas da base, ou teremos campeonatos cada vez mais fracos.

Comentário por contraste - Tanto em clubes do Rio quanto de São Paulo a saída de jogadores ocorre cada vez mais cedo, mas o primeiro oferece menos estrutura que o segundo, perdendo mais jogadores.

Comentário pela causa - A saída de jovens talentos para o exterior ocorre cada vez mais cedo em nosso futebol por causa da falta de inventimento dos clubes.

Comentário pela consequência - A saída de jovens talentos para o exterior faz com que nossos campeonatos fiquem cada vez mais fracos.

Comentário pela finalidade - A saída de jovens talentos para o exterior ocorre cada vez mais cedo em nosso futebol em função do interesse financeiro que norteia as decisões tomadas pelos clubes brasileiros.

Comentário pela condição - Só deixaremos de perder nossos jovens talentos se os clubes investirem na base.

Comentário por analogia - A saída de jogadores de nosso país se assemelha ao movimento das aves migratórias: nos deixam ainda jovens e só retornam no fim de sua jornada.

Comentário por concessão - Embora os clubes invistam na base, nossos jogadores saem do país cada vez mais cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário