segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Orações Subordinadas I - 9º Ano

Segue a matéria de Orações Subordinadas Substantivas e Subordinadas Adjetivas para o 9º Ano, bem como instruções de uso da vírgula nos dois casos.


Abraço!!


Orações Subordinadas Substantivas

São aquelas que, numa oração, apresentam a mesma função sintática que seria desempenhada por um substantivo.


a) Subjetiva - faz papel de sujeito da oração principal.

ex: Convém que tu estudes - Observe que a oração principal não possui sujeito, assim, tal função se apresenta na oração subordinada.

b) Objetiva direta - faz papel de objeto direto da oração principal.

ex: O pai viu que a filha saíra - O verbo ver é transitivo direto, portanto pede um objeto direto, função esta desempenhada pela oração subordinada.

c) Objetiva indireta - faz papel de objeto indireto na oração principal.

ex: Enildo dedica sua atenção a que os filhos de eduquem - o verbo "dedicar" é transitivo direto e indireto (quem dedica algo, dedica algo a alguém). Dessa forma, a oração subordinada cumpre o papel de objeto indireto, que não está presente na oração principal.

d)Predicativa - cumpre papel de predicativo do sujeito da oração principal.

ex: A verdade é que todos foram aprovados - A oração subordinada funciona como característica (predicativo) do sujeito da oração principal, ligada a ele por um verbo de ligação (no caso, o verbo "ser").

Obs: Toda Subordinada Substantiva Predicativa vem precedida por um verbo de ligação.

e) Completiva nominal - funciona como complemento nominal de um termo da oração principal. Observe que neste caso a oração subordinada não se relaciona com o verbo, mas com um nome, advérbio ou adjetivo da oração principal.

ex: Luís estava convicto de que Mariana chegaria cedo - Neste caso, a subodinada se relaciona com o adjetivo "convicto", e não com o verbo "estar", por isso funciona como complemento nominal.

f) Apositiva- funciona como aposto da oração principal.

ex: Uma coisa lhe posso adiantar, que as crianças são alegria dos adultos - Veja que a subordinada funciona como expicação, isto é, como aposto da oração anteior (que coisa pode ser adiantada? Que as crianças são alegria dos adultos).


* Só se usa vírgula para separar a Oração Subordinada Substantiva Apositiva da oração principal (quando a subordinada não vier introduzida por dois pontos). As outras Subordinadas Substantivas não podem ser separadas com vírgula da oração principal.



Subordinadas Adjetivas


Funcionam como caracterizadores (adjetivos) de um termo da oração principal.

Restritivas - São aquelas que restringem o sentido de um termo da oração principal, isto é, destacam uma parte de um grupo. Não são isoladas por vírgula.

ex: Os alunos que gostam de Gramática são inteligentes - Veja que, do grupo total de alunos, apenas aqueles que gostam de Gramática são inteligentes; os que não gostam não são.

Explicativas - São aquelas que explicam um termo da oração principal, servindo para dar uma característica de todo o grupo. São isoladas por vírgula.

ex: Os alunos, que gostam de Gramática, são inteligentes. - Observe que neste caso todos os alunos são inteligentes e e gostam de Gramática.

5 comentários:

  1. Obrigada Victor,agora ficou mais fácil =)

    ResponderExcluir
  2. vlw mlk , porem ainda tenho algumas duvidas q tenho q te perguntar em relação a materia

    ResponderExcluir
  3. Vitor, então venha falar comigo no início da próxima aula, para que eu possa sanar sua dúvida.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Victor
    fico mais facil \o/
    mais ainda tenho algumas duvidas .
    depois vo fala contigo !

    Abraços :]

    ResponderExcluir
  5. Aeeee Victor...
    brigada pela sua preocupação..
    agr eu chego lah!! =P
    bjus

    ResponderExcluir