sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

texto - nonos e #terceirotiporei

Sobre um ano difícil, mas que soube, justamente por isso, fazer de cada um dos envolvidos nessa história uma pessoa indiscutivelmente melhor.

um beijo.



De quantos guardados é feita a memória, de quanta espera? Dostoiévski, em seu primoroso "O Idiota", desapercebidamente afirma que 'a beleza salvará o mundo'. Não a beleza das formas e dos corpos, mas a busca por uma beleza maiúscula, por um quê de qualquer coisa que nos leve além, que nos faça pertencer um tanto mais ao que é ser humano.
Chega a ser engraçado, mas cada um de vocês, particularmente, mesmo sem nunca ter ouvido falar no autor, na obra, na frase, vestiu, de maneira singular, essa afirmação de verdade.
O carinho dispensado por vocês, nonos anos, transformou manhãs, alargou fronteiras.
Os textos semanais, as músicas (alto lá! "É primavera, te amo!"), as declarações, implicâncias, brincadeiras e desabafos fizeram de cada um de nós, seus professores, cúmplices dessa alegria que namora a felicidade. Quem mais colocaria homens feitos num palco, freneticamente abrindo as suas asas e soltando as suas feras?
Por isso, nunca deixem que os convençam de não é possível, de que aprender é obrigatoriamente chato e, acima de tudo, de que o caminho mais fácil é o único possível. Vocês, e demonstraram isso ao longo de todo o ano, são maiores do que pensam. Então, por favor, não deixem que o medo de vencer e a rotina afoguem os sonhos de vocês. Seus sonhos são sua única propriedade, luta por cada um deles como se luta pela própria vida.
#Terceirotiporei, quem é você, afinal? A complexidade das histórias percorridas todo esse tempo tornam tão difícil a tarefa de nomear... não nomeemos, então. Mesmo porque, que são os nomes diante dos nossos ensaios ao fim da tarde, das discussões de quarta-feira, das tantas conversas sérias que tivemos sobre tudo? Não foi um ano fácil, mas alguém disse que crescer seria?
Certa vez, num desses dias cinzas, ouvi de vocês: "Com você, aprendi a ser exatamente como sou, sem que ninguém me apontasse o dedo e me obrigasse a estar em algum padrão, aprendi a ver a pessoa pelo que ela é e não por como ela aparenta ser. Aprendi a ver com o coração, que é o que dita o comportamento e o pensamento. O mundo quer que eu cale a boca, feche os olhos e seja mais uma no meio da multidão; você me ajuda a, se preciso, ir, falar, pensar o que quiser, como quiser, quando e onde quiser, a nadar contra a maré". Hoje respondo, aprendi tudo isso com vocês também.
Em nome de todos os professores, agradeço o privilégio de compartilhar com todos vocês o afeto e o conflito. Não nos esqueceremos, não se esqueçam.
Aos nono, até já. Ao terceiro, até breve. Um beijo.

2 comentários:

  1. Obrigada por tudo, inclusive por me fazer relembrar tudo o que aconteceu em um ano tão importante na minha vida.

    ResponderExcluir
  2. "Quem, de três milênios,
    Não é capaz de se dar conta
    Vive na ignorância, na sombra,
    À mercê dos dias, do tempo."
    Goethe

    Parte deste privilégio é, certamente, do professor!

    ResponderExcluir