domingo, 13 de junho de 2010

Pronomes - 1º Ano

No que se refere aos pronomes, além da já conhecida classificação, precisamos estabelecer algumas distinções:

* Pronomes Adjetivos - São aqueles que se associam a substantivos, modificando-os (assumem, potanto, a função característica dos adjetivos)

Ex.: Meu livro é melhor que o seu. - Perceba que o termo em destaque está associado ao nome 'livro', restringindo-o (já não se fala mais de qualquer livro, mas daquele que me pertence).

* Pronomes Substantivos - São os que substituem os nomes, isto é, aqueles que ocupam um lugar naturalmente ocupado por um substantivo.

Ex.: Nós fomos à praia. - Veja que aqui, ao invés de dar o nome de todos aqueles que foram à praia, colocou-se apenas o pronome destacado, que os substitui, fazendo, assim, papel de substantivo.


** Pronomes Anafóricos - São aqueles que retomam um nome colocado, naturalmente, anteriormente.

Ex.: Quando vimos João, ele estava muito bonito. - Ao invés de se repetir o nome 'João', utilizou-se o pronome 'ele', justamente para evitar um segundo aparecimento do termo. Assim, temos que a função do Anafórico é auxiliar a coesão no interior do texto.

** Pronomes Catafóricos - São os que antecipam um nome. Como surjem antes dele, garantem certa ideia de suspense.

Ex.: Ele subia as escadas, logo nos encontraria naquela situação: meu marido chegava e nem haviamos terminado de preparar sua festa surpresa. - Atente-se para o fato de que o pronome 'ele', logo no início, refere-se ao termo 'marido', que surgirá posteriormente.

***Não esquecer:

Os pronomes de tratamento, ainda que sejam de segunda pessoa, flexionam-se como de terceira, daí 'você vai' e não 'você vais'.
Além disso, há a questão do Vossa e do Sua:

Utiliza-se o pronome Vossa quando falamos diretamente com pessoa:

Vossa Excelência, queira me acompanhar.

Já o Sua é empregado ao se falar da pessoa, quando nos referimos a ela:

Hoje Sua Excelência fez um belo discurso, no qual tratou dos problemas de nossa educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário