terça-feira, 13 de abril de 2010

9º Ano - Tipos de discurso

Em uma narração, as falas de um personagem podem aparecer de três maneiras:

Discurso direto: quando temos a fala de maneira explícita, introduzida por sinais de pontuação adequados.

ex.: E Deus disse: - Faça-se a luz! - Aqui, temos o narrador dando espaço ao personagem 'Deus' para que exponha sua fala.

Discurso indireto: ocorre quando o narrador coloca, com suas palavras, aquilo que teria sido dito pelo personagem.

ex.: E Deus disse que a luz deveria ser feita. - Aqui, vemos o narrador falando pelo personagem. O discurso indireto é caracterizado pelo uso de verbos de elocução, isto é, verbos que introduzem uma fala (falou, disse, perguntou, argumentou e outros similares) e por conjunções, geralmente o 'que'.

É importante colocar que em o discurso direto é marcado pelo tempo presente, enquanto o indireto utiliza o passado. Além disso, se o direto usa termos que aproximam os fatos, como 'aqui', 'agora', 'hoje'; o indireto vai usar do afastamento, com 'lá', 'naquele dia'.

Discurso indireto livre: é indentificado quando no texto não se pode dizer ao certo se a elocução é do narrador ou do personagem, ou seja, o que está sendo posto pode tanto ser de um quanto de outro.

ex.: Seguir por aquele caminho, era o que fazia o homem. Não voltar os olhos para trás, é preciso seguir. Sim, é preciso. E seguia.

Aqui, vemos que aquilo que está destacado, pode tanto ser referente ao narrador quanto ao homem que segue pelo caminho. Quado temos tal 'confusão', estamos diante do discurso indireto livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário